Bom... depois desse hiatus, vou voltar a fazer novas postagens sobre a Coréia do Sul! Quero mostrar à vocês as diferenças dessa cultura incrível e tão diferente da nossa! - e ajudar meus amigos que tão indo visitar o país *inveja*
Bom, como prometido desde a última postagem, vou falar da vida de colegial que os (sul) coreanos tem !
Eu tive pouco contato com estudantes de colégio, e a maioria já era do ensino médio. Mas sempre que tinha a oportunidade, eu perguntava tudo que podia.
O que poucos sabem sobre os os adolescentes da Coréia, é que toda aquela vaidade, que eu falei no post anteior, não pode ser expressa por eles.
Como assim?
Por causa do sistema dos colégios de lá, as crianças/adolescentes não podem mudar o visual... Mas não podem MESMO. Cabelos muito curtos, muito longos, pintados - 'tou falando das cores mais comuns
mesmo - cacheados (sim, elas/eles cacheiam os cabelos permanentemente assim como, por aqui, as meninas alisam): Nada disso é permitido. Assim como pintar as unhas, usar acessorios chamativos, entre outras restrições.
Não sei direito o porquê de tudo isso, mas muito provavelmente faz parte da cultura hierárquica e etc. - futuro post :D
E, como eu havia dito, é fácil reconhecer garotos e garotas de colégio - mesmo com todos entre 15-35 anos não possuírem diferenças no rosto hahaha - não que isso seja difícil, já que eles estão 90% do tempo
Além disso, a carga horária que os alunos coreanos possuem é descomunal! Se você achava que suas 8-10 hroas de estudos no pré vestibular era demais, lide com as 16 horas diárias dos alunos de High School da
Coréia do Sul! É incrível como você não vê adolescente entre as 8h e 18h do dia - isso foi uma das primeiras coisas que notei!
Pelo que pesquisei, aula do Middle School (Ensino fundamental) termina por volta das 4 da tarde, enquanto que o High School (Ensino Médio) termina 8.. às vezes 9horas da noite! E não termina por aí. A pressão dentro de casa é ainda maior do que no colégio.. os pais não aceitam que o filho NÃO seja o "number one" da turma. E lógico, isso tudo traz muito estresse pros jovens que muitas vezes precisam de um psicólogo e, nos piores casos, chegam a se suicidar :(
Enfim, talvez possamos até explicar porque que as meninas de high school são as piores fangirls do mundo (lol) e porque eles almejam tanto uma vida cheia de glamour e beleza que eles podem encontrar sendo artistas.
Depois de aprender e conviver com isso, eu comecei a entender mais alguns clipes de kpop que retratam isso! Pode parecer clichê para nós ocidentais, mas, pra eles, tudo tem um significado mais profundo.
Encerro aqui com um desses cliple, que, pra quem já assistiu e for assistir novamente, garanto que vai ver tudo com outros olhos - vejam com legendas em inglês.
Espero que tenham gostado! E deixem suas opinioes nos comentários ^^
안녕~
BTS - N.O
ps: Achei um documentário curtinho sobre essa vida de High School pra quem quiser entender melhor.
Parabéns pelo blog bem legal. Nossa me parece desumano essa carga horária das escolas, sinto pena dessa mulecada.
ResponderExcluirObrigada, Matheus!
ExcluirQue bom que voce gostou! Da uma olhada nos outros posts sobre a Coreia! ;D
Amanhã eu vejo mais alguns e do uma comentada
ExcluirSenti falta das postagens Nina sshi!
ResponderExcluirEntão, o ritmo deles é bem parecido com o japonês, e a questão da pressão e dos suicídios é realmente preocupante. Apesar de a gente elevar tanto esses países em nosso conceito, temos que por na cabeça que eles se esforçam muito pra ter bons resultados (asians!), que não é fácil viver com tantas horas de trabalho/escola, ainda mais pra nós brasileiros, com tantos feriados, tanta moleza.
Assim como toda cultura, toda sociedade, tem pontos bons, e pontos ruins :/